Percebeu que a água do chuveiro ou da banheira não escoa tão bem quanto deveria? Muitas vezes isso é sinal de resíduos acumulados no sifão, que dificultam o escoamento adequado da água. Com o tempo, esse acúmulo pode levar ao entupimento total do ralo. O que fazer quando esse problema aparece? Um sifão do box ou da banheira entupido pode ser desentupido de várias maneiras. Quais? Você confere abaixo.
Reparou que a água no duche ou na banheira não escoa tão bem como deveria? Muito frequentemente isso é um sinal de sujidade acumulada no sifão, que dificulta a correta drenagem da água. A sua acumulação, com o tempo, pode levar ao entupimento total do escoamento. O que fazer quando surge um problema destes? O sifão da base de duche ou da banheira pode ser desentupido de várias formas. Quais? Vai saber abaixo.
Um sifão entupido é um problema bastante comum que pode perturbar seriamente o uso diário da casa de banho. A causa mais frequente deste inconveniente é a acumulação de um aglomerado de, entre outros, cabelos, restos de sabonete e outras pequenas impurezas que, com o tempo, se depositam nas tubagens, formando uma espécie de tampão que impede o livre escoamento da água.
Não é, claro, a única causa possível da obstrução do sifão. Muitas vezes o problema resulta também de depósitos acumulados no ralo provenientes de minerais duros presentes na água. Com o tempo, reduzem a secção útil dos tubos e a sua remoção pode ser bastante difícil. Também pode acontecer que o entupimento seja causado por pequenos objetos que caíram acidentalmente para dentro do sifão.
Limpar o sifão com métodos caseiros é uma forma económica e eficaz de garantir o escoamento fluido da água e evitar reparações dispendiosas. O que pode ajudar? Muito dependerá do tipo de sujidade com que está a lidar, mas vale a pena experimentar as soluções caseiras possíveis.
Um dos métodos mais populares e simples para pequenas impurezas acumuladas é usar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Basta deitar meia chávena de bicarbonato diretamente no ralo e, em seguida, acrescentar meia chávena de vinagre. A reação química que se gera pode ajudar a dissolver as sujidades acumuladas. Após cerca de 30 minutos, basta enxaguar o ralo com água quente e pronto!
Outro método caseiro comprovado é usar água quente e detergente da loiça, que ajuda a desfazer resíduos gordurosos. Deve também lembrar-se de utilizar regularmente escovas específicas para limpeza de ralos, que ajudam a retirar cabelos e outras impurezas maiores.
No entanto, tenha em mente que nem sempre estes métodos trarão o efeito esperado – especialmente quando algum pequeno objeto cair no ralo. Nesse caso, será necessário desmontar o sifão e limpá-lo a fundo.
Já experimentou métodos caseiros e não resultaram? Recorreu a produtos químicos, mas também não funcionaram? Então é hora de medidas mais exigentes – há que desmontar o sifão para chegar aos seus recantos mais pequenos.
Cada base de duche é responsável por recolher e escoar a água durante o uso do duche, mas um sifão entupido pode dificultar isso e até fazer com que a água transborde para o chão. Limpar o sifão da base de duche ajudará a evitar este problema.
Como limpar o sifão da base de duche? Normalmente, ele é composto por uma tampa e um inserto do ralo, que podem ser desapertados manualmente ou com uma chave. Para limpar o sifão da cabine de duche, comece por retirar a tampa do ralo. Muitas sujidades ficam retidas logo nesta fase, por isso limpe-a cuidadosamente, removendo cabelos acumulados, resíduos de sabonete e outras impurezas. De seguida, retire o inserto do ralo e limpe-o também muito bem. A sujidade acumulada nos recantos pode ser removida, por exemplo, com uma escova de dentes velha.
Vale a pena também passar as peças desmontadas por água corrente quente. Se notar depósitos de calcário, utilize uma solução de vinagre ou um produto anticalcário específico para os dissolver. Lembre-se de enxaguar bem todos os elementos com água limpa após usar quaisquer produtos de limpeza e, em seguida, volte a montá-los exatamente como estavam.
Limpar o sifão da banheira é semelhante ao do duche. Desaperte manualmente ou com uma chave a tampa do ralo situada no fundo da banheira. Depois, dependendo do tipo de sifão que tiver, pode ser necessário remover elementos adicionais, como a grelha ou o corpo do sifão, que podem estar obstruídos por sujidades acumuladas.
Ao limpar o sifão da banheira pela parte superior, comece por remover a sujidade dos elementos desmontados. Verifique também se não ficou nada dentro do tubo. Enxague tudo cuidadosamente e volte a montar tal como estava.
Cuide da limpeza do sifão de forma sistemática e, no futuro, evitará que fique entupido. Boa sorte!
Mantenha-se atualizado com novidades e promoções!
Desde então, em resposta às suas necessidades, temos vindo a completar a oferta com novos produtos de alta qualidade e modernos. Somos especializados na produção e importação de artigos de torneiras para casa de banho e cozinha. Com base em muitos anos de experiência, garantimos que todos os nossos produtos são 100% seguros para a saúde e extremamente funcionais.
Podlasiak Andrzej Cylwik sp. k.
ul. Przędzalniana 60
15-688 Białystok
NIP 966-216-01-21
Telefone
+351 300 502 840
E-mail
info@banheiro-rea.pt
A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível em dias úteis entre:
7:00–15:30