Como é que faço uma reclamação ou devolução?
Etapa 2
Escolha se pretende apresentar uma reclamação ou devolver o produto,
e
depois forneça as informações de que necessita.
Etapa 3
Uma vez preenchido o formulário, enviar a encomenda.
.
O consumidor que tenha celebrado um contrato à distância pode, no prazo de 60 dias
dias de calendário para rescindi-lo sem dar qualquer motivo e sem incorrer em
custos, com exceção dos custos previstos no sec. 8.8 dos Termos e Condições.
Para cumprir o prazo, é suficiente enviar a declaração antes do seu
caducidade. A declaração de rescisão do contrato pode ser apresentada em.
exemplo:
- escrita para o endereço: 6L Przędzalniana Street, 15-688 Białystok;
.
-
em formato eletrónico através de correio eletrónico para
endereço: sklep@rea.pl
Um modelo de formulário de rescisão está incluído no
Apêndice n.º 2 da Lei dos Direitos do Consumidor e adicionalmente disponível
está no pt. 11 dos Termos e Condições e no sítio Web da Loja Online no separador
“Desistência de um contrato”. O consumidor pode utilizar o modelo de formulário
mas não é obrigatório.
O prazo de retratação tem início:
.
-
para um contrato na execução do qual o Vendedor entrega o Produto enquanto está
obrigado a transferir sua propriedade (por exemplo, Contrato de Venda)
-
de tomar posse do Produto pelo consumidor ou por um terceiro designado por ele ou ela
por ele ou por um terceiro que não seja o transportador, e no caso de um contrato que:
(1) inclua vários Produtos que sejam entregues separadamente, em prestações
ou em partes
-
a partir da tomada de posse do último Produto, lote ou parte, ou
(2) consiste na entrega regular de Produtos durante um período de tempo fixo.
- a partir da tomada de posse do primeiro Produto;
.
- para outros contratos, a partir da data de celebração do contrato;
.
Em caso de rescisão de um contrato celebrado à distância, o contrato é considerado
considerado como não tendo sido celebrado.
.
O vendedor é obrigado a imediatamente, mas o mais tardar no prazo de 14
dias de calendário a contar da data de receção da declaração do consumidor de
retirar-se do contrato, devolver ao consumidor todos os pagamentos feitos por ele
pagamentos efectuados por ele , incluindo os custos de entrega do Produto (com exceção dos custos adicionais
resultantes do método de entrega escolhido pelo consumidor que não seja o
método de entrega normal mais económico disponível na Loja Online).
O Vendedor efectuará o reembolso do pagamento utilizando o mesmo método de
de pagamento utilizado pelo Consumidor, exceto se o Consumidor tiver expressamente aceite
o reembolso através de um método de pagamento diferente que não implique quaisquer
custos. Se o Vendedor não se tiver oferecido para recolher o Produto junto do
consumidor, poderá reter o reembolso do pagamento recebido do
consumidor até que este tenha recebido o Produto de volta ou até que o consumidor tenha fornecido
pelo consumidor a prova da devolução, consoante o que ocorrer primeiro.
que ocorrer primeiro.
.
O consumidor é obrigado a devolver o produto imediatamente, mas o mais tardar no prazo de 14
dias de calendário a partir do dia em que ele / ela se retirou do contrato, devolva o
Produto para o Vendedor
ou entregá-lo a uma pessoa autorizada pelo Vendedor para recolha, a menos que
a menos que o Vendedor se tenha oferecido para recolher ele próprio o Produto. Para cumprir este prazo, basta
Para respeitar o prazo, é suficiente devolver o Produto antes do seu termo. O consumidor pode
devolver o Produto para o seguinte endereço: ul. Przędzalniana 6K, 15-688 Białystok.
.
O Consumidor é responsável por qualquer redução no valor do Produto
resultante de usá-lo de uma maneira que exceda o
necessário para verificar a natureza, características e funcionamento do
Produto.
Possíveis custos associados à rescisão do contrato pelo consumidor, que o
o consumidor é obrigado a suportar:
Se o consumidor tiver escolhido um método de entrega do Produto que não seja o mais barato
método de entrega comum mais barato disponível na Loja Online, o Vendedor não é
ser obrigado a reembolsar o consumidor pelos custos adicionais incorridos por ele / ela.
custos adicionais.
O consumidor suporta os custos directos da devolução do Produto. No
No caso de um Produto que seja um serviço, cuja execução – a pedido expresso do consumidor – tenha começado
a pedido do consumidor, a execução tenha começado antes do fim do prazo de retratação.
O consumidor que exerça o seu direito de retratação após
pedido, é responsável pelo pagamento de qualquer prestação
prestados até à resolução do contrato. O montante do pagamento é calculado
proporcional ao que foi prestado, tendo em conta
o preço ou a remuneração acordados contratualmente. Se o preço ou a
remuneração for excessivo, a base para o cálculo desse montante será o valor de mercado do serviço prestado.
O valor de mercado do serviço prestado.
O direito de resolução de um contrato celebrado à distância não se aplica ao
consumidor no que respeita aos contratos:
-
para a prestação de serviços, se o Vendedor tiver executado totalmente o serviço com o
com o consentimento expresso do consumidor, que foi informado antes da
desempenho que, após o Vendedor ter prestado o serviço, ele perderá seu direito de retirada;
.
O vendedor perderá o direito de retirada;
-
em que o preço ou a remuneração dependem de flutuações no mercado financeiro,
sobre o qual o Vendedor não tem controlo e que pode ocorrer
antes do termo do período de retirada;
-
em que o objeto da prestação é um Produto não pré-fabricado,
produzido de acordo com as especificações do consumidor ou servindo
satisfação das suas necessidades individuais ;
-
em que o objeto do desempenho é um produto que se estraga rapidamente ou tem um prazo de validade curto
que se estraga ou tem um prazo de validade curto;
-
em que o objeto do desempenho é um Produto fornecido em
embalagem selada que não pode ser devolvida após a abertura da embalagem por razões de saúde ou segurança.
devolvido por razões de saúde ou higiene,
se a embalagem tiver sido aberta após a entrega;
-
em que o objeto da prestação são Produtos que, após a entrega,
estejam, pela sua natureza, inseparavelmente ligados a
outras coisas;
-
em que o objeto da prestação são bebidas alcoólicas, cujo preço
cujo preço foi acordado aquando da celebração do contrato de venda e que
cuja entrega só pode ocorrer após o decurso de 30 dias e cujo
cujo valor depende de flutuações do mercado sobre as quais o Vendedor não tem controlo;
- quando o objeto da prestação são bebidas alcoólicas
controlo;
-
quando o consumidor tiver solicitado expressamente que o Vendedor venha até ele
para vir até ele com o objetivo de realizar reparos ou manutenção urgentes; se
O Vendedor prestar serviços para além dos solicitados pelo consumidor ou fornecer Produtos que não sejam peças de substituição.
o consumidor tiver solicitado, ou fornecer Produtos para além das peças de substituição
necessário para efetuar a reparação ou a manutenção, o direito de rescisão será
o consumidor tem direito de retratação em relação a serviços ou produtos adicionais
ou produtos adicionais;
-
quando a prestação consistir em gravações sonoras ou visuais
ou software informático fornecido em embalagem selada,
se a embalagem tiver sido aberta após a entrega;
-
contratos de fornecimento de jornais, periódicos ou revistas, com exceção de
um contrato de assinatura;
- contratados em hasta pública;
.
-
para o fornecimento de alojamento, exceto para fins residenciais
fins residenciais, transporte de mercadorias, aluguer de automóveis, restauração, serviços
lazer, entretenimento, desporto ou
eventos culturais, se o contrato especificar a data ou o período de execução
serviço;
-
para o fornecimento de conteúdos digitais que não estejam gravados num suporte material
suporte material, se a execução tiver sido iniciada com o consentimento expresso prévio do consumidor
com o consentimento expresso do consumidor antes do final do período de retirada e após
o vendedor o tenha informado da perda do direito de retratação.
contrato.
.