Entrega Gratuita
Código de desconto: REA5

Como limpar o sifão da pia? 5 passos que você não pode esquecer!

Do seu lava-loiça da cozinha sai um cheiro desagradável? Ou reparou que a água não escoa à velocidade que deveria? Os restos de comida e a gordura que descem pelo ralo enquanto lava a loiça podem contribuir para a obstrução do escoamento. Como desentupir um lava-loiça entupido na cozinha? Não precisa de recorrer a um especialista; pode fazê-lo por si. Conheça 5 passos que tornarão o desentupimento do lava-loiça uma rotina simples aí em casa!

Do seu lava-loiça de cozinha emana um odor desagradável? Ou reparou que a água não escoa à velocidade que deveria? Os restos e a gordura que descem durante a lavagem da loiça podem contribuir para a diminuição da capacidade de escoamento do ralo. Como desentupir um lava-loiça entupido na cozinha? Não precisa do apoio de um especialista; pode fazê-lo por si. Fique a conhecer 5 passos com os quais desentupir o lava-loiça se tornará uma rotina simples na sua casa!

1. Prepare-se para o trabalho

Para qualquer tarefa é preciso preparar-se devidamente — para desentupir o lava-loiça também! Como desentupir o lava-loiça da cozinha? Prepare luvas de proteção para resguardar as suas mãos. Vai precisar de um balde para que a água acumulada não inunde o chão. Consoante o tipo de sifão, pode ser útil uma chave de fendas para a desmontagem. Numa fase posterior da limpeza, vai necessitar de uma escova e de produtos de limpeza (caseiros, p. ex., vinagre e bicarbonato de sódio, ou químicos). Assim preparado, pode começar!

2. Limpe o lava-loiça e o ralo

O primeiro passo para desentupir o lava-loiça é remover as impurezas acumuladas. Durante a lavagem, pedaços maiores ou menores de alimentos podem cair no ralo e ficar retidos no filtro do ralo. Calce as luvas e limpe deles o lava-loiça de cozinha, para que não caiam para o sifão, provocando um entupimento ainda maior. Quando o interior do lava-loiça estiver limpo, avance para a etapa seguinte — a desmontagem do sifão.

3. Como limpar o sifão debaixo do lava-loiça? Comece pela desmontagem

Como desentupir o lava-loiça da cozinha sem sujar toda a divisão? Comece por colocar o balde previamente preparado por baixo do sifão para garantir que a água caia lá. De seguida, desenrosque cuidadosamente os elementos que ligam o sifão ao ralo e ao lava-loiça. Se se tratar de um lava-loiça moderno, com uma chave de fendas desaperte o filtro que sustenta todo o sifão. Já se tiver um lava-loiça mais antigo e o sifão tiver um pequeno reservatório específico, desenrosque-o cuidadosamente com as mãos.

Lembre-se de o fazer com cuidado para não danificar as juntas e as roscas. Depois de desenroscar, retire o sifão com delicadeza, tendo em conta que pode estar cheio de sujidade e água. Separe as juntas e despeje do copo para o balde os restos de água e, em seguida, avance para a etapa seguinte.

4. Como limpar o sifão na cozinha? Métodos de limpeza

Como limpar o sifão no lavatório? Se a sujidade for ligeira, tente removê-la e depois passe todo o sifão por água corrente. Nesta fase pode usar a escova preparada para lavar bem todo o escoamento. Uma escova de dentes, por exemplo, funciona muito bem, pois consegue chegar a muitos recantos.

Conseguiu remover os restos de comida acumulados e outras sujidades maiores? É hora de tratar do calcário e dos resíduos de sabão. Pode usar produtos de limpeza específicos, mas também os caseiros que certamente tem na sua cozinha. Prepare uma mistura 1:1 de bicarbonato de sódio e vinagre; a reação entre ambos irá ajudá-lo a eliminar até os depósitos mais difíceis.

O sifão já brilha? Livrou-se do mau cheiro? Ótimo! Agora é um bom momento para inspecionar o estado do sifão. Observe atentamente todos os componentes. Verifique se não há fissuras que possam causar fugas no escoamento. Veja também as juntas — se já estiverem marcadas pelo tempo, substitua-as por novas. Assim prolongará a vida de toda a instalação e evitará uma inundação na cozinha.

5. Montagem do sifão e teste de estanquidade

O último passo é, naturalmente, voltar a montar o sifão. Una firmemente todas as peças tal como estavam. Não se esqueça das juntas, posicionando-as corretamente nos seus locais. Certifique-se de apertar bem todas as ligações.

Pronto? Antes de se sentar, sorridente, para um café, teste obrigatoriamente a estanquidade! Abra a água e observe com atenção se não há qualquer fuga. Pode usar um pedaço de papel de cozinha, que o ajudará a detetar eventuais gotas.

Boa sorte!