Um ralo entupido na banheira é um problema que, mais cedo ou mais tarde, cada um de nós terá de enfrentar. Não só dificulta, e por vezes até impossibilita, a higiene pessoal diária, como também frequentemente provoca o aparecimento de cheiros desagradáveis na casa de banho. Pior ainda, um ralo entupido pode até causar danos na canalização. Como lidar com este problema? Vale a pena conhecer métodos eficazes — abaixo apresentamos os comprovados para desentupir o ralo da banheira. Veja!
Um ralo da banheira entupido é um problema com o qual mais cedo ou mais tarde cada um de nós se vai deparar. Não só dificulta, e por vezes até impossibilita, a higiene pessoal diária, como muitas vezes também provoca o aparecimento de odores desagradáveis na casa de banho. Para piorar, um ralo entupido pode até causar danos na instalação. Como lidar com este problema? Vale a pena conhecer métodos eficazes — abaixo apresentamos os comprovados para desentupir o ralo da banheira. Vê!
Reparaste que, ao tirar a tampa, a água escoa cada vez mais devagar? Este é o principal sinal de um ralo da banheira entupido. Este problema é bastante comum e ocorre em muitos lares, por isso não te preocupes — não és o único! Qual é a causa mais frequente?
Um ralo entupido pode ser causado por vários fatores. Na maioria das vezes, os bloqueios nos canos resultam do acúmulo de cabelos, resíduos de sabão e outros produtos cosméticos (sobretudo óleos ou outras substâncias gordurosas), que com o tempo se compactam, estreitando a passagem da água. A isto juntam-se frequentemente também os depósitos de calcário da água dura.
A limpeza regular do ralo e o uso consciente de cosméticos podem reduzir significativamente o risco destes bloqueios. E se, ainda assim, acontecer?
Há várias formas de lidar com um ralo da banheira entupido. Em primeiro lugar, tenta desobstruí-lo com métodos caseiros — muitas vezes são suficientes para melhorar o escoamento nos canos. Se, no entanto, não resultarem, será necessário recorrer a medidas mais fortes. Quais são, ao certo, as opções?
Se estás a lidar com um ralo da banheira entupido, existem alguns métodos caseiros que podem ajudar a resolver o problema. Por onde começar? Antes de mais, remove as sujidades visíveis à primeira vista. Retira do ralo os cabelos, que muitas vezes se acumulam na sua parte exterior. Podes ajudar-te, por exemplo, com um palito, que te permitirá chegar mais facilmente a todos os recantos.
A parte exterior do ralo está limpa, mas o resultado continua a não te satisfazer? Provavelmente parte das impurezas está mais fundo. Um dos métodos mais ecológicos e, ao mesmo tempo, seguros para os canos é usar bicarbonato de sódio e vinagre. Deita cerca de meio copo de bicarbonato diretamente no ralo e, em seguida, verte um copo de vinagre. A reação entre ambos produzirá espuma, que ajudará a soltar os bloqueios. Passados cerca de 30 minutos, enxagua o ralo da banheira com água quente e os resíduos deverão escoar.
Outra forma é usar vinagre em combinação com água quente. Faz uma solução 1:1 e verte-a diretamente no ralo da banheira. Ajudará sobretudo a remover os depósitos de calcário. Mas lembra-te de que a água não pode estar a ferver! Uma temperatura demasiado elevada da solução pode danificar os canos de escoamento.
Para além dos métodos caseiros, existem também outras formas eficazes de lidar com um ralo da banheira entupido. Podes, por exemplo, recorrer a produtos químicos prontos e especializados para desentupir canos, disponíveis na maioria das lojas de artigos para o lar.
Estes produtos, muitas vezes à base de compostos químicos fortes, destinam-se a dissolver bloqueios gordurosos e orgânicos, pelo que devem ser usados de acordo com as instruções — o uso incorreto pode danificar a instalação e até ser perigoso para a saúde dos moradores.
Outra solução é usar ferramentas profissionais de canalização, como, por exemplo, uma mola de esgoto. Encontrá-la-ás facilmente em lojas de bricolage. A mola permite remover mecanicamente obstruções mais difíceis, mesmo as que estão profundamente nos canos. E, se nem isso ajudar, vale a pena chamar um profissional — um canalizador que, graças à experiência e ao equipamento profissional, resolverá rápida e eficazmente o problema do ralo entupido.
Um ralo da banheira entupido é um problema incómodo, por isso é muito melhor prevenir este tipo de situação. Tenta limpar regularmente o ralo das sujidades visíveis e, de vez em quando, também das que se acumulam mais profundamente.
Mantenha-se atualizado com novidades e promoções!
Desde então, em resposta às suas necessidades, temos vindo a completar a oferta com novos produtos de alta qualidade e modernos. Somos especializados na produção e importação de artigos de torneiras para casa de banho e cozinha. Com base em muitos anos de experiência, garantimos que todos os nossos produtos são 100% seguros para a saúde e extremamente funcionais.
Podlasiak Andrzej Cylwik sp. k.
ul. Przędzalniana 60
15-688 Białystok
NIP 966-216-01-21
Telefone
+351 300 502 840
E-mail
info@banheiro-rea.pt
A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível em dias úteis entre:
7:00–15:30