Um mau cheiro na casa de banho é, infelizmente, uma experiência com que muitos de nós nos deparamos. Este problema pode ter origem em vários pontos — desde canalizações mal cuidadas, passando por um sifão entupido, até locais em que nem sequer pensaríamos. O odor não é apenas desconfortável para os nossos sentidos, como também pode revelar problemas maiores e ocultos que exigem atenção imediata. Onde procurar as causas do cheiro desagradável na casa de banho e como combatê-lo? Descubra na continuação do artigo.
O mau cheiro na casa de banho é, infelizmente, uma experiência com que muitos de nós têm de lidar. Este problema tem origem em muitos pontos – desde tubagens negligenciadas, passando por um sifão entupido, até locais em que nem sequer pensaríamos. O odor não é apenas desconfortável para os nossos sentidos, como pode também denunciar problemas maiores e ocultos que exigem atenção imediata. Onde procurar as causas do mau odor na casa de banho e como combatê-lo? Consulta as secções seguintes do artigo.
Muitas pessoas que vivem em prédios notam um mau cheiro a vir das canalizações. Pode dever-se a várias causas – desde instalações antigas e negligenciadas, passando por obstruções provocadas por restos de comida ou sujidade, até danos mecânicos. Além disso, ligações mal executadas ou o uso de materiais de baixa qualidade podem agravar o problema.
Uma das soluções é recorrer a uma empresa profissional que faça uma inspeção às canalizações e, se necessário, a sua limpeza ou substituição. Outra possibilidade é usar métodos caseiros para limpar os canos, como água quente com bicarbonato de sódio e vinagre, ou preparados específicos disponíveis nas lojas.
No que toca ao desentupidor químico mais comum, há que ter em conta que resulta em canos de plástico e PVC, mas reage e danifica instalações em alumínio.
Por vezes, o que provoca o mau cheiro é precisamente o ralo. Muitas pessoas não se apercebem de que a limpeza regular dos sifões é um dos elementos-chave para manter a casa de banho limpa. Obstruções causadas pelo acumular de cabelos, resíduos de sabonete e outras substâncias podem originar maus odores, mas também entupir a saída da água.
O mau cheiro das canalizações, da base de duche ou do lavatório é algo que se resolve com facilidade. A utilização dos produtos de limpeza adequados, a limpeza regular e a inspeção da instalação podem reduzir eficazmente o problema. E como eliminar o mau odor da base de duche, quando o acesso ao sifão é difícil? No mercado encontras escovas próprias para o desentupir – parecem um arame flexível rematado por cerdas curtas e rígidas.
Vale a pena limpar o sifão regularmente. Podes escaldá-lo com água a ferver até uma vez por semana. Também vale a pena recorrer a escovas específicas para limpar ralos ou experimentar métodos caseiros, como uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.
Desmontar o sifão e remover a sujidade acumulada só costuma ser necessário quando reparares que a água escoa mais devagar do que o habitual, ou quando surge o mau cheiro no ralo do duche, da banheira ou do lavatório.
O odor no ralo nem sempre resulta de uma obstrução. Muitas vezes é provocado por um sifão seco – esta peça específica da instalação exerce uma função de barreira entre a nossa casa e a rede de esgotos. Funciona retendo uma pequena quantidade de água que serve de barreira aos gases provenientes das canalizações.
O problema surge quando a água do sifão desaparece. Isto pode acontecer por não se usar o equipamento durante muito tempo, por exemplo, num lavatório de uma casa de banho de visitas. Quando a água do sifão evapora, nada impede que os maus odores entrem na casa de banho.
Outra causa possível é a avaria desta peça ou um desenho inadequado da instalação, que não permite reter a quantidade de água necessária. Em ambos os casos, vale a pena recorrer a um especialista, que fará um diagnóstico exato e proporá a solução mais adequada.
A tarefa de eliminar o mau odor da casa de banho nem sempre é simples. Exige sistematização e empenho. Para além da limpeza regular dos ralos, canalizações e sifões, convém assegurar uma ventilação adequada do espaço. Muitas vezes, abrir a janela, mesmo que por momentos, pode ajudar a combater os maus cheiros.
Acontece que o cheiro desagradável venha da máquina de lavar, que não é devidamente arejada após cada lavagem – os resíduos de água que ficam no aparelho não só provocam um odor a mofo no espaço, como também podem levar a um desgaste mais rápido ou a avarias. Mais raramente, a origem do problema pode ser roupa deixada muito tempo, que começa a cheirar devido à humidade na casa de banho.
Para além de manteres a limpeza da casa de banho, podes também colocar ambientadores. A ampla gama de fragrâncias subtis não só mascara os maus odores, como torna o uso do espaço mais agradável.
A solução é simples: limpeza e desinfeção regulares. Não nos esqueçamos de usar produtos de limpeza específicos para sanitas, que ajudam a manter a bacia da sanita livre de calcário. O depósito de calcário rugoso favorece a fixação de bactérias e a formação de maus odores.
Lembra-te de que a tua casa de banho é um lugar de relaxamento e revitalização. Garante que está sempre agradável para os sentidos. Aplica as dicas acima e despede-te dos maus odores de uma vez por todas!
Mantenha-se atualizado com novidades e promoções!
Desde então, em resposta às suas necessidades, temos vindo a completar a oferta com novos produtos de alta qualidade e modernos. Somos especializados na produção e importação de artigos de torneiras para casa de banho e cozinha. Com base em muitos anos de experiência, garantimos que todos os nossos produtos são 100% seguros para a saúde e extremamente funcionais.
Podlasiak Andrzej Cylwik sp. k.
ul. Przędzalniana 60
15-688 Białystok
NIP 966-216-01-21
Telefone
+351 300 502 840
E-mail
info@banheiro-rea.pt
A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível em dias úteis entre:
7:00–15:30