Quando pensamos no design de um banheiro, nossa atenção costuma se concentrar na escolha dos revestimentos, das cores das paredes e do estilo dos metais. Muitas vezes negligenciado, mas não menos importante, é o planejamento adequado da distância entre-eixos das torneiras. Uma definição que não apenas harmonize com a estética do ambiente, como também garanta funcionalidade e conforto no uso. Pode parecer apenas um detalhe técnico, mas, na prática, isso influencia diretamente a forma como percebemos o espaço e como o utilizamos de maneira eficiente no dia a dia. Também é determinante na escolha das torneiras adequadas para o banheiro. Vamos nos aprofundar nessa questão.
Quando pensamos no design de uma casa de banho, a nossa atenção concentra-se muitas vezes na escolha dos azulejos, nas cores das paredes ou no estilo das torneiras.
Muitas vezes ignorado, mas não menos importante, é planear corretamente o espaçamento das torneiras. Um espaçamento que não só harmonize com a estética do espaço, como também garanta funcionalidade e conforto de utilização. Poder-se-ia pensar que é apenas um pormenor técnico, mas na prática tem impacto direto na forma como percecionamos o espaço e na eficiência com que o usamos todos os dias. Também é relevante na escolha das torneiras de casa de banho adequadas. Vamos analisar esta questão de perto.
No mundo do design de casas de banho existem muitas tendências e abordagens individuais, mas quando falamos de aspetos técnicos, como por exemplo o espaçamento das tubagens, parece que a existência de um padrão facilitaria a vida a muitos de nós.
E de facto, existem algumas diretrizes universais relativas ao espaçamento que são amplamente utilizadas no setor. Embora diferentes modelos de torneiras possam ter requisitos ligeiramente distintos, a maioria dos fabricantes baseia-se em normas estabelecidas para facilitar a montagem e assegurar a compatibilidade com as instalações existentes.
O espaçamento padrão para as torneiras de casa de banho, tanto de duche como de banheira, é mais frequentemente de 150 mm. Isto significa que a distância entre os dois orifícios destinados à instalação é exatamente 15 centímetros. Este valor é adotado pela maioria dos fabricantes, o que facilita a substituição da torneira sem necessidade de intervir na instalação existente. Contudo, vale a pena notar que alguns modelos modernos de torneiras de casa de banho, sobretudo os de design mais vanguardista, podem apresentar outra medida.
É sempre aconselhável verificar cuidadosamente as especificações do produto escolhido e cumprir os respetivos requisitos, para evitar surpresas durante a instalação e garantir o funcionamento ideal da torneira.
Durante a remodelação da casa de banho, podem surgir também espaçamentos de tubagens para torneiras mais invulgares:
Ao escolher a armadura da casa de banho não contam apenas os aspetos técnicos. É igualmente importante que a torneira de casa de banho se integre perfeitamente na estética do interior, garantindo ao mesmo tempo durabilidade e comodidade de utilização.
No caso de investir em projetos modernos, vale a pena procurar opções que combinem soluções tecnológicas inovadoras com um design único. Assim, a casa de banho tornar-se-á não só um lugar de rituais diários, mas também um oásis de relaxamento e elegância, onde cada elemento decorativo desempenha um papel importante na criação do conceito global do espaço.
Particularmente importante em termos de design é a torneira de duche, pois a forma do telefone de duche influencia o conforto de utilização não só durante a lavagem do corpo, mas também do cabelo e até dos animais de estimação. Se for demasiado pesada e angulosa, pode dificultar alcançar com o jato de água as zonas de difícil acesso; por isso, antes da instalação, vale a pena verificar como assenta na mão.
Medidas precisas são a chave para a correta escolha e instalação das torneiras na casa de banho. Para evitar erros e surpresas desagradáveis, utilize um paquímetro ou uma fita métrica metálica.
Antes de medir, identifique os pontos de fixação. No caso das torneiras de duche e de banheira, são geralmente dois orifícios na parede aos quais estão ligadas as tubagens. Se estiver em remodelação e a parede estiver exposta, estes pontos serão facilmente visíveis. Caso contrário, correspondem normalmente aos locais onde se encontram as válvulas antigas ou as extremidades das tubagens.
Coloque o paquímetro ou a fita de modo a começar na parte central de um orifício e terminar na parte central do outro. Registe o resultado exato em milímetros.
Ao investir numa nova torneira para a casa de banho, lembre-se de que a harmonia entre design e funcionalidade se traduz em conforto e satisfação no uso diário. No que toca à instalação, não hesite em perguntar aos vendedores pelos detalhes – são eles que muitas vezes têm o conhecimento necessário sobre as especificações do produto!
Recomendamos os nossos outros artigos:
Mantenha-se atualizado com novidades e promoções!
Desde então, em resposta às suas necessidades, temos vindo a completar a oferta com novos produtos de alta qualidade e modernos. Somos especializados na produção e importação de artigos de torneiras para casa de banho e cozinha. Com base em muitos anos de experiência, garantimos que todos os nossos produtos são 100% seguros para a saúde e extremamente funcionais.
Podlasiak Andrzej Cylwik sp. k.
ul. Przędzalniana 60
15-688 Białystok
NIP 966-216-01-21
Telefone
+351 300 502 840
E-mail
info@banheiro-rea.pt
A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível em dias úteis entre:
7:00–15:30