A cabine de duche é uma excelente alternativa e um substituto muito prático das banheiras tradicionais. Permite poupar cerca de 150 l de água por banho, o que, num cálculo mensal, dá quase 5 000 l por cada membro do agregado! Ao escolher cabines de duche, contudo, vale a pena prestar atenção a alguns critérios importantes, que facilitarão significativamente a tomada da decisão final de compra. Então, que cabines de duche recomendamos? Dicas práticas.
A cabine de duche é uma excelente alternativa e um substituto muito prático para as banheiras padrão. Permite poupar cerca de 150 l de água por banho, o que, numa base mensal, dá quase 5 000 l por cada membro do agregado! Ao escolher cabines de duche, vale a pena prestar atenção a alguns critérios importantes que facilitarão significativamente a decisão final de compra. Então, que cabines de duche recomendamos? Dicas práticas.
O critério mais importante é o tamanho da cabine e o local onde será instalada – encostada à parede, no canto ou como elemento autónomo. Em seguida, deve ponderar a sua construção (com moldura ou com ferragens) e a cor.
As cabines de duche mais populares têm dimensões na ordem de 85 × 85 cm a 100 × 100 cm. Modelos menores (p. ex., 75 × 75 cm) não se destacam pelo conforto, embora seja possível habituar-se a eles. Uma excelente alternativa para espaços pequenos são as cabines de duche assimétricas de formato retangular (p. ex., 80 × 100 cm, 60 × 90 cm). As mais altas têm de 190 a 220 cm, e as mais baixas chegam a 165 cm (destinadas principalmente a bases de duche).
Existem três tipos de cabines de duche – de canto, adossadas e independentes.
As cabines de canto instalam-se no canto. Têm geralmente forma circular, quadrada ou triangular e, consoante as dimensões, destinam-se tanto a espaços pequenos como grandes.
As cabines adossadas encostam a uma parede da casa de banho, mas requerem painéis laterais. Ocupam bastante mais espaço do que as cabines de canto, mas continuam a ser muito estéticas. Podem ser semicirculares, quadradas ou retangulares.
As cabines independentes destinam-se a casas de banho maiores e até a salas de banho. Não tocam nas paredes e podem ter qualquer formato. A decisão sobre a disposição de uma cabine independente deve ser tomada antes de iniciar o projeto da instalação.
As cabines de duche mais comuns são as de construção com perfis (com moldura), devido aos preços acessíveis e à elevada estanquidade na abertura e no fecho. Existem também cabines sem moldura, que se destacam pelo excelente aspeto visual graças ao número reduzido de perfis e à execução precisa assente em painéis espessos de vidro (4–8 mm).
As melhores cabines de duche em 2021 (do ponto de vista da funcionalidade e dos materiais utilizados) estão equipadas com vidro de 4–8 mm de espessura, com acabamentos em cromado, ouro claro ou preto, instaladas sobre a base de duche ou no pavimento. Dependendo da cor, da qualidade dos materiais utilizados e do sistema de abertura (de correr, de abrir ou dobrável) – podemos destacar 3 líderes da REA.
As propostas acima garantem um caráter extremamente exclusivo a qualquer casa de banho. São um elemento visual de destaque e, além disso, distinguem-se pela funcionalidade e pelo design moderno. As cabines de duche REA não servem apenas para os cuidados diários do corpo. Também permitem desacelerar, relaxar e preparar-se para os desafios que se avizinham.
A escolha da cabine de duche depende das preferências individuais dos moradores. No entanto, vale a pena ter em conta o seu tamanho, tipo e construção. Também são importantes a espessura do vidro e a contratação de uma empresa de montagem profissional, que ajudará a evitar erros dispendiosos causados pela utilização de materiais impróprios ou por uma vedação incorreta da estrutura.