Ao decidir renovar a casa de banho, vale a pena ter em conta não apenas os aspetos visuais, mas também todos os aspetos técnicos. Entre estes, as dimensões dos equipamentos sanitários desempenham um papel fundamental. Quando corretamente escolhidas tanto em função da dimensão da divisão como das pessoas que os utilizam, podem aumentar não só a atratividade do espaço, como também contribuir para elevar o conforto dos utilizadores. Neste artigo, vai ficar a saber qual é a altura ideal da sanita e em que critérios se deve basear na sua escolha. Boa leitura!
Ao decidir renovar a casa de banho, vale a pena considerar não só os aspetos visuais, mas também todos os aspetos técnicos. Entre estes, as dimensões dos equipamentos sanitários desempenham um papel fundamental. Bem escolhidos, tanto em função do tamanho da divisão como das pessoas que os utilizam, podem aumentar não só o atrativo do espaço, como também contribuir para elevar o conforto dos utilizadores. Neste artigo ficará a saber qual é a altura ideal da bacia do WC e em que critérios se deve basear para a escolher. Convidamo-lo a ler!
Devido à diversidade de estaturas dos utilizadores que recorrem aos mesmos equipamentos sanitários, cada vez mais pessoas optam por adquirir uma solução ideal. A solução são produtos para casa de banho com altura regulável. Têm aplicação não só em casas multigeracionais, mas também em instituições como centros de apoio social, hospitais ou hotéis. Entre este tipo de equipamentos encontram-se, entre outros, bacias de WC. A altura regulável da sanita garante conforto e comodidade durante as atividades de higiene, tanto para pessoas mais baixas, pessoas com deficiência e crianças, como para utilizadores mais corpulentos.
No entanto, nem sempre é possível regular a altura da bacia da sanita. Nesses casos, entram em cena as estruturas universais destinadas à fixação de bacias suspensas de quaisquer fabricantes. Compor conjuntos de acordo com as próprias preferências permite equipar uma casa de banho confortável num estilo estético. Uma vantagem indiscutível das bacias de WC suspensas é a ausência de instalação visível. Tal como o autoclismo, fica escondida por detrás do revestimento de parede.
No que toca às sanitas, podem dividir-se em duas categorias básicas. A primeira, conhecida da maioria da população há muitos anos, são os modelos tradicionais, assentes diretamente no chão. O segundo tipo, bastante mais moderno, é a bacia de WC suspensa.
A diferença entre elas não é apenas o aspeto e a estética, mas também a já referida possibilidade de regular a distância da bacia ao solo. Na primeira opção, a altura do escoamento do bidé não sofre alterações. A sanita está fixada permanentemente ao pavimento. Já na versão suspensa, a altura pode ser ajustada ao utilizador específico graças a uma estrutura de instalação especial, que normalmente é aparafusada à parede e, mais raramente, ao chão. Parafusos especiais usados na montagem permitem afastar a estrutura da superfície da parede.
A instalação da bacia de WC, contrariamente ao que se pensa, não é complicada. Exige sobretudo a correta instalação da estrutura à qual fica fixada. Em alguns modelos, é possível regular a altura da bacia do WC. Ainda assim, é sensato posicioná-la segundo as normas, ou seja, a uma altura média de 45-50 cm a partir do pavimento.
Outra opção é a instalação a cerca de 21-23 cm do eixo do tubo de esgoto até ao pavimento, o que faz com que a borda superior da bacia do WC deva ficar a cerca de 40-42 m do chão. A altura a que a bacia de WC suspensa será colocada deve depender principalmente das preferências individuais dos utilizadores.
Se a casa de banho for utilizada também por pessoas idosas ou com deficiência, convém assegurar que a altura do geberit em relação ao pavimento fique um pouco mais elevada, cerca de 46-47 cm acima da superfície dos azulejos. Isso contribuirá para aumentar o conforto e a facilidade de utilização da sanita por parte dessas pessoas.
A situação é um pouco diferente no caso do mictório e do bidé. O primeiro deve ser colocado a cerca de 65 cm do chão, e o segundo a 42 cm até à sua borda superior.
Como se pode ver, o conforto na utilização da sanita depende diretamente da altura a que a bacia do WC e outros equipamentos sanitários são instalados. Por isso, antes da escolha final do produto, discuta este tema em detalhe com os restantes membros do agregado e consulte também o vendedor quanto à escolha da bacia, para excluir qualquer incompatibilidade com a estrutura de instalação existente. Assim evitará despesas desnecessárias e poderá desfrutar de uma sanita suspensa, um sucesso dos últimos anos.
Mantenha-se atualizado com novidades e promoções!
Desde então, em resposta às suas necessidades, temos vindo a completar a oferta com novos produtos de alta qualidade e modernos. Somos especializados na produção e importação de artigos de torneiras para casa de banho e cozinha. Com base em muitos anos de experiência, garantimos que todos os nossos produtos são 100% seguros para a saúde e extremamente funcionais.
Podlasiak Andrzej Cylwik sp. k.
ul. Przędzalniana 60
15-688 Białystok
NIP 966-216-01-21
Telefone
+351 300 502 840
E-mail
info@banheiro-rea.pt
A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível em dias úteis entre:
7:00–15:30