Para conceber uma casa de banho esteticamente agradável e plenamente funcional, é necessário analisar várias questões. O espaço é uma das mais importantes, pois a área disponível determina as possibilidades de arranjo e de equipamento de qualquer casa de banho. Como, então, proceder à instalação do bastidor do WC na casa de banho, de modo não só correto, mas também elegante? Vai descobrir isso ao ler o texto abaixo!
Para projetar uma casa de banho esteticamente agradável e totalmente funcional, é preciso analisar muitos aspetos. O espaço é um dos mais importantes, pois a área disponível determina as possibilidades de disposição e de equipamento de qualquer casa de banho. Como, então, realizar a instalação da estrutura de WC na casa de banho de forma não só correta, mas também elegante? Vai descobrir isso ao ler o texto abaixo!
Chama-se estrutura embutida, no fundo, à armação metálica que depois serve de base por detrás dos revestimentos cerâmicos. Graças à estrutura é possível encastrar não só o WC, mas também o lavatório e até o bidé. Este tipo de estruturas cumpre sobretudo uma função estética; no entanto, uma boa estrutura embutida para WC muitas vezes serve também de prateleira, desde que o projeto da estrutura o permita.
O encastramento da estrutura do WC permite camuflar todos os elementos da casa de banho que podem afetar negativamente a estética geral do espaço. Poucas pessoas não se incomodam com tubos à vista ou com a cisterna da sanita exposta. Vale a pena escondê-los e usar a estrutura para esse fim. Como encastrar a estrutura do WC?
O encastramento do WC embutido deve decorrer por fases. A ordem das operações é importante para a correta montagem da estrutura e a sua posterior utilização (se também for servir de prateleira).
No mercado distinguem-se dois grupos principais de estruturas embutidas. O primeiro são os conjuntos para a chamada construção húmida. São usados em paredes de alvenaria e também exigem alvenaria à volta, pelo que a sua instalação é significativamente mais demorada do que a dos conjuntos para a chamada construção seca.
Estes últimos instalam-se muito mais rapidamente. Importa salientar que estruturas deste tipo podem funcionar tanto em paredes de alvenaria como nas construídas em gesso cartonado. Contudo, os conjuntos de estruturas embutidas subdividem-se ainda em categorias mais específicas.
Podem, assim, distinguir-se estruturas para encastramento baixo, alto, bem como estruturas autoportantes. A estrutura baixa é indicada sobretudo para o WC; as altas são mais comuns para encastrar lavatórios, mas também são frequentemente usadas para sanitas. O último tipo é adequado para revestimentos cerâmicos atípicos, maiores e mais pesados, que exigem um perfil de moldura reforçado, resistente ao seu peso.
Convém lembrar que as estruturas embutidas apresentam também outros parâmetros, não menos importantes. Antes de escolher, deve-se determinar a capacidade da cisterna (normalmente 6 litros, embora existam sistemas duplos e também economizadores), ajustar a placa/botão de descarga ao design da estrutura (os botões raramente vêm incluídos no conjunto embutido, pelo que é preciso escolhê-los à parte) e definir a profundidade da estrutura.
O primeiro e mais importante passo é escolher o local de instalação da estrutura. Os conjuntos de estrutura para construção húmida são usados logo no início, não tanto da decoração da casa de banho, mas da sua construção em casas ou apartamentos novos. A armação e a cisterna devem ser aparafusadas à parede, e o depósito de água ligado à instalação de abastecimento. A armação e a sanita são unidas com parafusos especiais e fixadas com porcas para estabilizar a construção. A etapa final é a execução da alvenaria à volta da estrutura.
A estrutura para construção seca resulta melhor em casas de banho mais pequenas e é fixada à parede não só com parafusos, mas também com buchas de expansão. Por sua vez, a bacia suspensa é colocada nos parafusos, sendo a fixação semelhante à dos conjuntos para construção húmida. A diferença está no revestimento da estrutura com placas de gesso cartonado, sem alvenaria.
Definir a altura de montagem da estrutura também é muito importante, pois um conjunto sem regulação das ligações inviabiliza correções posteriores. Deve-se dar especial atenção à correta ligação da cisterna à rede de água. Para tal, utilizam-se tubos metálicos ou de materiais plásticos. Mangueiras de borracha com malha metálica exterior são inadmissíveis.
A etapa final é garantir a desobstrução do escoamento. A canalização do WC deve estar otimizada; caso contrário, podem surgir problemas no correto encaminhamento dos efluentes. A instalação de uma estrutura de WC não é das mais simples, sobretudo nos conjuntos húmidos. Tem experiência e conhecimento para realizar a tarefa sozinho? Faça-o! Caso contrário, confie em profissionais.
Mantenha-se atualizado com novidades e promoções!
Desde então, em resposta às suas necessidades, temos vindo a completar a oferta com novos produtos de alta qualidade e modernos. Somos especializados na produção e importação de artigos de torneiras para casa de banho e cozinha. Com base em muitos anos de experiência, garantimos que todos os nossos produtos são 100% seguros para a saúde e extremamente funcionais.
Podlasiak Andrzej Cylwik sp. k.
ul. Przędzalniana 60
15-688 Białystok
NIP 966-216-01-21
Telefone
+351 300 502 840
E-mail
info@banheiro-rea.pt
A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível em dias úteis entre:
7:00–15:30