Uma casa de banho bem projetada não se resume apenas à correta disposição das peças de louça sanitária, mas também a uma ventilação do ambiente devidamente planeada. Para que serve? Será que a sua presença é mesmo assim tão importante? Que consequências acarreta a falta de ventilação na casa de banho? Sobre tudo isto, leia abaixo. Descubra!
Uma casa de banho bem concebida não é apenas a adequada disposição das peças de louça sanitária, mas também uma ventilação do espaço devidamente projetada. Para que serve? Será que a sua presença é mesmo tão importante? Quais as consequências da falta de ventilação na casa de banho? Sobre tudo isto, leia abaixo. Veja!
Antes de passarmos à questão de saber se a ventilação da casa de banho é uma necessidade, vale a pena explicar em que consiste exatamente. Este termo designa o sistema que permite extrair o ar contaminado do espaço e trazer ar fresco em seu lugar. Na casa de banho, desempenha um papel extremamente importante — permite também remover o excesso de vapor que se forma durante o banho de cada morador.
A sua presença é realmente indispensável? Sem dúvida! A ventilação nas casas de banho tem requisitos regulamentares rigorosamente definidos para cada tipo de edifício, tanto privado como público. No entanto, não é apenas por questões de responsabilidade legal que toda casa de banho a deve ter.
Uma ventilação a funcionar corretamente é muito importante para a circulação adequada do ar em toda a habitação, pois é por esta via que, em grande medida, o ar contaminado de outras divisões é extraído.
Contudo, em primeiro lugar ela é responsável pelo estado da própria casa de banho. A falta de ventilação na casa de banho traz uma multiplicidade de problemas que não só provocam a degradação do edifício, como também afetam a saúde dos moradores. A humidade que se deposita nas paredes, no teto e até nos armários penetrará nesses materiais, criando um ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias, e até de bolor perigoso.
Uma ventilação ineficaz fará com que haja um ar abafado na casa de banho, reduzindo significativamente o conforto de utilização. Infelizmente, este não é o maior problema — doenças potencialmente mais graves podem surgir nos moradores devido a tais condições de habitação. Isto manifesta-se sobretudo em mal‑estar, mas não só. São muito frequentes as alergias e também patologias mais sérias do aparelho respiratório.
Pode notar problemas no funcionamento correto da ventilação da casa de banho de forma muito simples. Como? Basta, após o banho de imersão ou duche, observar o interior do espaço. Em que deve reparar?
Um dos sinais de insuficiência da ventilação é a condensação de vapor de água nos azulejos das paredes, no chão, no espelho ou na janela, caso exista na casa de banho. Se o problema for grande, também verá gotas no teto. Vale a pena observar igualmente as paredes e o teto para verificar se não apareceu bolor. A sua presença indicará um grau avançado do problema.
Toalhas que continuam húmidas ou a superfície molhada dos móveis, e até dos cosméticos que ficam na casa de banho, também podem indicar um funcionamento insuficiente da ventilação. Se tiver tapetes na casa de banho, eles também ficarão húmidos.
Um dos sistemas básicos é a ventilação natural (gravítica). O que fazer se não trouxer os resultados esperados? O primeiro ponto a verificar é a grelha de ventilação acima do duche ou da banheira (normalmente é instalada nesses locais, embora não seja obrigatório). Basta aproximar a mão — deverá sentir movimento de ar.
A ausência desse fluxo pode indicar o bloqueio do conduto em algum dos seus níveis, originando a insuficiência da ventilação. Nessas situações, a ventilação deve ser limpa, comunicando a necessidade à administração, se viver num prédio, ou contratando um serviço de especialistas, se tiver uma moradia.
Se o problema for mais avançado, a ventilação mecânica pode ser uma boa solução. A instalação de um pequeno ventilador elétrico permitirá extrair a humidade de forma eficiente. Importa lembrar também que uma casa de banho com janela, mas sem ventilação, não é a melhor solução. Uma janela bem fechada (por exemplo, devido ao estado do tempo ou à sensação de segurança) não remove a humidade, levando à sua acumulação no espaço. Mesmo em casas de banho com janela, vale a pena assegurar a presença de outro sistema de ventilação.
Mantenha-se atualizado com novidades e promoções!
Desde então, em resposta às suas necessidades, temos vindo a completar a oferta com novos produtos de alta qualidade e modernos. Somos especializados na produção e importação de artigos de torneiras para casa de banho e cozinha. Com base em muitos anos de experiência, garantimos que todos os nossos produtos são 100% seguros para a saúde e extremamente funcionais.
Podlasiak Andrzej Cylwik sp. k.
ul. Przędzalniana 60
15-688 Białystok
NIP 966-216-01-21
Telefone
+351 300 502 840
E-mail
info@banheiro-rea.pt
A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível em dias úteis entre:
7:00–15:30