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Como reparar o autoclismo – guia. Veja!

O autoclismo deixa passar água? O botão do autoclismo não volta à posição? Ou o autoclismo não se enche de água? As avarias e os danos nos autoclismos acontecem esporadicamente — e com maior frequência quanto mais antigo for o mecanismo. Por onde começar a inspeção para identificar o problema? Como resolvê-lo por si? Descubra como solucionar este problema de forma eficaz!

O autoclismo deixa passar água? O botão do autoclismo não volta à posição inicial? Ou o autoclismo não enche de água? As avarias e os danos nos autoclismos acontecem esporadicamente. Porém, tornam-se mais frequentes quanto mais antigo é o mecanismo. Por onde começar a inspeção para identificar o problema? Como o resolver sozinho? Veja como resolver este problema de forma eficaz!


1. Como reparar o autoclismo — comece pela boia!


O primeiro elemento a verificar é a boia. Mais concretamente — a sua posição. Este elemento está ligado à válvula cuja função é fornecer água. Quando a boia atinge o nível adequado, ou seja, se coloca na posição que fecha a válvula, a água deixa de poder entrar no autoclismo. É um mecanismo de regulação simples que, no entanto, falha quando a boia fica demasiado alta.


Se a boia estiver demasiado alta, não fecha a entrada de água no autoclismo, pelo que a água continua a entrar. É, naturalmente, escoada pela válvula de segurança, mas o ruído constante da água não é algo que queira ouvir na sua casa de banho. Como ajustar a boia?


Feche a válvula de entrada de água do autoclismo, que se encontra na mangueira ou no tubo de alimentação. Retire a tampa do depósito do autoclismo e ajuste a posição da boia para o nível adequado. Dobre ligeiramente o braço para baixo ou aperte o parafuso de regulação da boia, de modo a que o nível da água não fique demasiado alto e não provoque transbordo.


2. Remova a sujidade da membrana do autoclismo


Outra causa de desregulação do mecanismo de descarga é a sujidade acumulada na membrana. Quando a membrana fica muito suja, impede o fecho completo do autoclismo.


A membrana está instalada na válvula de entrada de água. Quando está suja, a água filtra-se continuamente para o autoclismo. É um processo um pouco diferente do que acontece com a boia desregulada, mas o resultado é exatamente o mesmo — um autoclismo sempre a correr.


A melhor solução é limpar a membrana. Se a limpeza não resolver o problema, então deve investir numa válvula totalmente nova, pois a membrana pode ter sofrido danos permanentes.


3. Problemas com o autoclismo — substituição da vedação


A válvula de descarga é o segundo mecanismo responsável pelo bom funcionamento do autoclismo. É montada de forma a que a sua posição bloqueie a passagem de água para a sanita. Quando carrega no botão de descarga, a válvula é desbloqueada e a água escoa do autoclismo para a sanita.


Uma avaria comum deste mecanismo é o dano na vedação, cuja função é impedir a passagem de água do autoclismo para a sanita quando não aciona a descarga. Quando está rasgada, a água corre continuamente num fio fino e lento, mesmo quando não prime o botão. Como substituir, então, a vedação danificada da válvula de descarga?


Feche a válvula de água, depois retire a tampa do autoclismo e esvazie o depósito. Remova os restos de água com uma esponja, papel absorvente ou um pano. A vedação encontra-se mesmo acima da saída do tubo. Verifique o seu estado. Por vezes a vedação dobra-se ou deforma-se, por exemplo devido à sujidade. Limpe-a bem e volte a colocá-la. Se, após estes passos, a água continuar a passar, então terá de substituir a vedação por completo.


4. Substituição de todo o mecanismo


Todas as causas de avaria do autoclismo descritas acima podem ser resolvidas por si, desde que a limpeza da membrana ou a substituição da vedação tragam resultados. Se a regulação da boia, a limpeza ou substituição da vedação, bem como a limpeza da membrana, não surtirem efeito, por vezes é necessário substituir todo o mecanismo de descarga.


Quer substituir o mecanismo sozinho? Deve munir-se das ferramentas necessárias e comprar exatamente o mesmo modelo de mecanismo que usou até agora. Assim terá a certeza de que o ajustará ao depósito do autoclismo e a todos os seus componentes sem quaisquer problemas.


A cada conjunto é anexado um manual de instalação. Não tem experiência ou competências nesta área? Não hesite em recorrer à ajuda profissional de um canalizador. Prefere tratar das avarias por si? Este artigo certamente o ajudará a resolver os problemas relacionados com o funcionamento incorreto do autoclismo na sua casa de banho!

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