Como ajustar as portas do box do chuveiro e quando é imprescindível fazer isso? É uma tarefa que, sem dúvida, exige precisão. Neste artigo, você vai aprender como realizar esses ajustes para que as portas do box funcionem perfeitamente. E os motivos? São muitos. Você vai conhecê-los neste artigo!
Como ajustar as portas da cabine de duche e quando é absolutamente necessário fazê-lo? É uma tarefa que, sem dúvida, exige precisão. Neste artigo, ficará a saber como realizar estes procedimentos de modo a que as portas da cabine de duche funcionem sem falhas. E os motivos? São muitos. Lerá sobre eles neste artigo!
O primeiro ajuste do funcionamento das portas da cabine de duche ocorre já na fase de instalação de toda a cabine de duche. O duche tem de ser nivelado com grande precisão. Caso contrário, não ficará na posição correta e, por conseguinte, as cabines de duche e as suas portas funcionarão de forma incorreta e exigirão ajustes constantes. Se for esse o caso, quem necessita de ajuste é o duche, não as próprias portas.
No caso de todos os elementos da cabine estarem perfeitamente nivelados, as indicações para ajustar as portas são as seguintes situações:
Cada um dos exemplos acima é um motivo para voltar a ajustar as portas da cabine de duche. Portas que funcionam corretamente não devem saltar das calhas, ficar mal fechadas nem causar problemas no seu uso quotidiano.
A instalação da cabine de duche, o correto nivelamento de todos os elementos e a sua harmonização com as portas da cabine exigem prática, experiência e precisão. Por vezes, vale a pena recorrer à ajuda de um profissional, no entanto, quem pretenda ajustar as portas da cabine de duche por conta própria deve executar cada passo com rigor e sem pressa.
Regra geral, as anomalias são causadas pelos rodízios, responsáveis pelo deslizamento suave das portas ao longo da calha. Se o seu estado deixar a desejar, será necessária a sua substituição. Nesse caso, deve dirigir-se a uma loja e adquirir o modelo de rodízios adequado, instalando-o depois conforme as instruções. Caso contrário, os rodízios saltarão da calha, o que pode acabar por danificar toda a folha da porta.
No entanto, se estiverem apenas demasiado apertados ou demasiado soltos, devem ser ajustados com uma chave de fendas e a respetiva chave Allen (sextavada). Não é muito difícil, mas a operação deve ser repetida algumas vezes, sem pressas, até obter o resultado pretendido.
Portas que não encostam totalmente, seja nas laterais, na parte superior ou inferior, são frequentemente a causa de salpicos no pavimento da casa de banho. As perdas de estanqueidade têm várias causas, mas três destacam-se:
Portas que ficam com fugas na parte inferior ou superior apresentam frequentemente este problema devido a perfis de porta desnivelados. Não é a única causa possível, mas é muito comum. Qualquer uma das avarias acima referidas deve ser corrigida assim que for detetada. Caso contrário, a água sairá para fora da cabine, com consequências desagradáveis.
Água acumulada no chão da casa de banho é muitas vezes causa de acidentes domésticos. Quem sai da base de duche após o banho pode escorregar de forma muito infeliz, mesmo quando há uma toalha ou um tapete no chão. Também não é esteticamente agradável e a água que ficar no pavimento terá de ser removida. Perder tempo, dinheiro, paciência e boa disposição não compensa deixar a situação como está, e não vai melhorar!
Vale a pena ajustar as portas de forma contínua e eliminar as avarias que conduzem ao seu funcionamento ou posicionamento inadequado. Rever os rodízios e as calhas, nivelar, verificar a qualidade dos perfis e o grau de calcificação de vários elementos das portas é absolutamente fundamental. É aconselhável fazê-lo regularmente, de poucos em poucos meses, ou até uma vez por mês. Assim, tanto a cabine de duche, as suas portas, como toda a casa de banho funcionarão melhor.